Como explicar para a criança que o avô tem Alzheimer?

Compartilhe:

vovô-e-netovovô e neto

A Doença de Alzheimer pode ser confusa e desconcertante para qualquer um, e para as crianças e adolescentes pode ser especialmente difícil de entender, principalmente, porque está acontecendo com alguém que tem um papel central em suas vidas. O Alzheimer pode ter um impacto profundo na vida familiar e é importante conversar com seus filhos sobre a doença, ajudá-las a entender a doença provavelmente irá ajudar o relacionamento com um ente querido.
Dicas:
– Explique para as crianças que não é a vovó ou o vovô que estão esquecidos ou que brigam com eles, quando estão brincando pela casa. Fale claramente que é a doença de Alzheimer que atrapalha a cabeça deles e que os fazem mais ranzinzas, mais impacientes. É importante dizer que o vovô está tendo problemas com sua memória ou ele é incapaz de pensar como ele costumava pensar, por isso às vezes nós vamos ter que ajudá-lo com seu pensamento ou sua lembrança.
– Mantenha a rotina, tanto para cuidar das crianças, quanto do pai ou mãe com Alzheimer. É muito cansativo ser mãe e pai, e mais ainda quando se cuida de um idoso com Alzheimer. Uma rotina diária na casa, para todas as principais atividades (acordar, banho, almoço e jantar, etc) é fundamental para manter um pouco mais de ordem e controle.
– Se o pai ou a mãe com Alzheimer puderem ajudar (fase mais inicial) no cuidado com os netos, deixe-os ajudar. Fará um bem enorme para o idoso e a criança sentirá amada e acolhida pelo vovô ou vovó!
– Também peça ajuda, de acordo com as possibilidades, das crianças, para fazer companhia aos avôs. Só do fato de estudar ou brincar perto, de ver TV ou ficar conversando acalma e tranquiliza as pessoas idosas que têm Alzheimer.
– Nunca force compreensão ou ajuda das crianças, no trato com os avós com Alzheimer. Se elas estão chateadas ou não querem (naquele dia) visitar os avós ou brincar com eles, não faça disto um cavalo de batalha ou ralhem pedindo compreensão. As crianças são espontâneas e normalmente fazem o que seus pequenos corações mandam.
(Fonte: http://www.cuidardeidosos.com.br/falar-sobre-alzheimer-para-as-criancas/)

Compartilhe: