10 Dicas para ter uma Boa Saúde na Terceira Idade
Muitas pessoas sonham em chegar a uma idade elevada, com perfeita saúde. Tem muitos fatores que influenciam na expectativa de vida. Conheça 10 dicas para ter uma boa saúde na Terceira Idade:
1. Estadia Desportiva
Esporte é uma verdadeira fonte da juventude. Esporte de resistência fortalece o coração e circulação, protege de certa forma até mesmo do câncer e doença de Alzheimer.
Importante: Quem é cronicamente doente ou novo com esporte, deve começar primeiro sendo examinado pelo médico e aconselhado a uma restrição de formação adequada.
2. Controle seu Peso
O tecido adiposo na região abdominal incentiva doenças como diabetes e doença vascular. Quem evita o excesso de peso, previne e protege ao mesmo tempo suas articulações.
Com o aumento da idade, os pontos de vista da escala também são importantes para detectar uma perda de peso.
Isso também pode ser um aviso para doenças ou perda muscular relacionada à idade, o que favorece a fragilidade e quedas perigosas.
3. Encontrar Bons Amigos
Por natureza, o homem é um ser social. O intercâmbio com bons amigos não é apenas importante para o bem-estar, mas ativa o cérebro e ajuda a prevenir a demência.
Não só um grande círculo de amigos tem que estar satisfeito com o parceiro: não há evidência que pessoas de longo tempo casadas vivem mais. Você também pode programar hábitos saudáveis com o seu parceiro.
4. Parar de Fumar
Consumo de nicotina é a principal causa de câncer de pulmão, prejudica o sistema cardiovascular e pode causar doenças respiratórias como a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
De acordo com o centro de pesquisa de câncer alemão, fumar diminui a média de tempo de vida há dez anos. Mas até que deixe tarde o dedo do cigarro, pode melhorar significativamente o seu risco para doenças secundárias.
Para outras substâncias que causam dependência como o álcool, você deve parar também, se você quer envelhecer saudavelmente.
5. Comer Peixe, Fruta e Legumes
Vale a pena em vez de carne gordurosa comer um filé de peixe: os animais do mar contêm ácidos graxos ômega-3, que reduzem o risco para a hipertensão arterial e doença coronariana.
Existem muitas variedades de frutas e produtos hortícolas, com várias vitaminas, fibras e que contêm fitos nutrientes, que deverão impactar positivamente na saúde.
E para beber não se esqueça: mesmo que a sensação de sede diminui com a idade, você deve tomar dois litros de água.
6. Precaução
É verdade, ninguém gosta de ir ao médico. Não importa se trata de verificar os níveis de sangue ou se a colonoscopia está sendo aplicada. Mas é aconselhável ir ao medico fazer exames para se prevenir.
Quanto mais cedo uma doença for descoberta, melhor ela pode ser tratada na maioria dos casos.
7. Sem Estresse
Estresse constante faz a pessoa ficar doente. Estresse mental sustentado enfraquece o sistema imunológico e promove a doença cardíaca. Trate o estresse com atividades que você quiser.
8. Aprenda Algo Novo
Você pode aprender um instrumento musical ou aprender uma língua estrangeira: cada desafio é bom para seu cérebro e aumenta suas chances de conseguir a terceira idade saudável.
Sempre que aprendemos algo novo, novas ligações são formadas no cérebro. Que pode neutralizar a degradação intelectual na idade.
9. Cuidar dos Dentes
Dentes doentes podem afetar todo o corpo, quando se espalha a inflamação na boca. A periodontite é considerada um fator de risco independente para o coração e doenças circulatórias.
Quem faz visitas ao dentista diariamente e regularmente impede a doença.
10. Mantenha Seu Senso de Humor
Uma boa pitada de otimismo pode ser saudável. Os otimistas vivem mais do que pessoas que olham negativo para sua própria vida.
(Fonte: http://dicasdesaude.blog.br/10-dicas-sobre-uma-saude-boa-na-terceira-idade)