Atendimento fisioterapêutico ao idoso acamado

Compartilhe:

idoso acamado

Você sabe o que fazer quando alguma patologia já se instalou de maneira que o idoso não consegue mais realizar suas atividades de vida diária, nem caminhar, nem ter mobilidade suficiente para virar-se sozinho na cama?

A fisioterapia tem papel fundamental quando o assunto é esse. Chamado de Síndrome do Imobilismo, essa patologia pode surgir associada a diversas outras patologia como um derrame, esclerose, parkinson, alzheimer entre outras. A falta de mobilidade faz com que as articulações tornem-se rígidas, hipomóveis e isso pode levar a deformidades e muita dor.

O fisioterapeuta pode atuar para evitar essas complicações, assim como escaras. Através de alongamentos e mobilizações, consegue evitar e/ou reduzir essas complicações. Trabalha na reeducação, no treino de mobilidade e transferências, como virar-se na cama, sentar-se na cama, passar corretamente da cama para cadeira e vice-versa.

A fisioterapia respiratória também tem função primordial, uma vez que o imobilismo tem atuação direta na diminuição da capacidade pulmonar e maior propensão a infecções como pneumonias. A fisioterapia respiratória terá o papel de manter as vias aéreas higienizadas (principalmente nas infecções pulmonares), aumentar a capacidade e expansibilidade pulmonar, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e manter o aporte de oxigênio adequado.

Ou seja, no caso de pacientes acamados, a fisioterapia vai muito além de fazer o paciente “andar”, ela começa do princípio de fazer que o paciente não sinta dor e respire com qualidade. O andar é consequência de um tratamento bem feito e da evolução de cada patologia.

 

A HOMEATRIA – Fisioterapia para a Terceira Idade disponibiliza o serviço de atendimento domiciliar na região metropolitana de Belém. Ligue e solicite uma avaliação.

 

(Fonte: http://www.ostfisio.com.br/atendimento-ao-idoso-acamado/)

 

Compartilhe: